5 Estratégias Simples para Aprender um Idioma.

Olá Curiosos, tudo bem? Nesse post eu quero passar 5 simples estratégias para você aprender inglês (que é o objetivo dessa página) ou qualquer outro idioma que você esteja interessado em aprender.

Algumas pessoas me perguntam como eu aprendo inglês e a resposta é um pouco complexa, porque existem vários fatores que envolvem o aprendizado de uma língua como: o lado psicológico, sua motivação e o quanto você respeita o processo de aprendizagem.

Porém, existem SIM, alguns macetes que pessoas que tem a facilidade (o dom) de falar uma outra língua usam e sobre isso que vou detalhar aqui pra vocês nest post.

1. You have to learn to walk before you run.

Você tem que aprender a andar antes de correr.

Quando estamos começando uma atividade, temos que começar devagar, aprender os passos para que a atividade fique automática.

Ex: Quando você foi aprender a dirigir, aposto que seu instrutor da auto escola não lhe levou pra uma rodovia pra praticar em alta velocidade, com certeza você começou devagar em um estacionamento, lembrando de cada detalhe, porque no começo você precisa ser mais devagar e cauteloso, tentando lembrar de tudo aquilo que está sendo passado pra você.

Muitas das escolas de inglês dizem a seguinte frase: Não pense! Só fale!

Essa é uma das piores dicas. Não caiam nessa, no começo você vai precisar falar devagar, com pausas pra ser compreendido e não tenha vergonha disso. É construindo uma base sólida que você vai longe no inglês.

Falar rápido não quer dizer que a pessoa é fluente. Muita das vezes a pessoa quer falar rápido e acaba falando muita coisa errada, não é compreendida e esses erros acabam ficando enraizados na pessoa, impedindo que ela avance no idioma.

Portanto, para falar bem, você precisa falar devagar, pense cuidadosamente no que você quer dizer e aos poucos você vai pegando o jeito, a conversa vai ficando cada vez mais fácil.

2. Use Flashcards.

Flashcards são aplicativos que te ajudam a memorizar o significado das palavras, não só o significado, mas você também pode escutar a pronuncia e criar jogos, facilitando o aprendizado.

Antes de te falar como usar o aplicativo de flashcards da maneira correta eu vou deixar aqui duas opções de apps que uso no meu celular. Aqui são elas: Quizlet e Anki, que você pode estar baixando direto da central de apps do seu smartphone.

Como usar os flashcards?

Existem estudos que o erro está na direção de como você usa o flashcard. Se você escreve a palavra learn no seu app e fica tentando lembrar do significado dela em português, significa que você está treinando sua escrita, porque você vai escrever a palavra em inglês, no caso, learn e na hora de lembrar dela você vai falar em português; Ah.. Learn é aprender em inglês. Sendo que o ideal é fazer a direção ao contrário.

Escreva seus flashcards em português e o significado em inglês. No primeiro momento quando você se deparar com a palavra em português você vai ser forçado a falar ela em inglês, dessa forma você está treinando o seu speaking da melhor maneira, fazendo com que sua mente lembre da informação em inglês que é o ponto chave do seu aprendizado.

Flashcards app for learning language.

3. Assista videos e séries.

A dica aqui é: assista o episódio/vídeo mais de uma vez.

Na primeira vez que você estiver assistindo configure o vídeo do melhor jeito pra você, pode ser com legendas, sem legendas, em português ou inglês, Whatever! Tente se concentrar na história do vídeo, qual assunto eles estão falando.

Já na segunda vez, você vai focar na linguagem. Como você já viu o vídeo na primeira vez e já sabe do que se trata o assunto, a segunda vez é focar em coisas como: vocabulário, pronúncia ou gramática. Você vai perceber que o que você está vendo no video são coisas que você já aprendeu e isso ajuda a enriquecer e aumentar seu vocabulário.

Assistindo vídeos e séries por mais de uma vez faz com que você acelere seu aprendizado. Então a dica aqui é, assista coisas do seu interesse por mais de uma vez!

4. Simples estratégia de como melhorar sua pronúncia.

Já se deparou as vezes como é difícil pronunciar certas palavras em outro idioma? Eu também passo por isso. Mas aqui vou compartilhar um dica simples que vai te ajudar bastante.

Repetição!

Repita as palavras com pronúncias difíceis várias vezes.

Vou citar um exemplo de uma palavra que tive muita dificuldade para falar em inglês, primeiro pelo fato da pronúncia ser diferente da escrita e segundo, o comprimento da palavra, pois ela é bem grande.

A palavra é Entreprerneurship que siginifica empreendedorismo em português. E sabe qual é o macete para falar palavras difíceis como essa? Repita ela várias vezes e quebre ela em partes.

Ex: Entrepreneurship. Comece repetindo a primeira parte da palavra Entre, Entre, Entre… depois que você dominar essa primeira parte parta para a segunda, preneur, Entrepreneur, Entrepreneur… depois acrescente o final da palavra. Entrepreneurship, Entrepreneurship, Entrepreneurship…

A repetição das palavras faz com que os músculos da língua sejam treinados para falar aquela determinada palavras e quanto mais repetir mais fácil vai sair a palavra da sua boca, você não vai nem precisar pensar, vai ser algo automático.

5. Cresça seu vocabulário ativo.

Aprender um idioma é sempre conhecer algo novo a cada dia.

Na jornada do aprendizado todo dia estamos lidando com coisas que nunca vimos antes como; palavras, phrasal verbs, frases, gírias, expressões idiomáticas e etc…

Faça questão de criar situações em que você consiga usar a palavra nova que você aprendeu.

Crie um contexto para usar o vocabulário que você aprendeu. Eu, por exemplo, tenho um “amigo imaginário” onde eu converso comigo mesmo criando situações onde eu falo as palavras novas que acabei de aprender. Eu mesmo pergunto e respondo para mim mesmo, brincando com meu “amigo invisível”. É dessa forma em que crio oportunidades para usar as palavras novas que vou aprendendo.

Pode até parecer estranho a primeira vez, principalmente se alguém abrir a porta do seu quarto e lhe pegar falando sozinho um idioma que eles não entendem, vão achar que você estar louco, rs. Mas essa técnica funciona muito bem!

A maior dificuldade é não ter oportunidade de usar as palavras novas que você vai aprendendo, então, você mesmo vai imaginando situações, criando contextos para usar essas novas palavras.

Eu mesmo quando estou na cozinha fico criando situações para usar as palavras que aprendi. Isso ajuda demais, usem e abusem dessa técnica!

Eu espero ter te ajudado com esse post, se ele foi útil pra você, compartilhe com aquele amigo que está aprendendo inglês.

See you around Curiosos!

Deixe um Comentário